Responsabilidade Social: Que tal praticar esta ideia na sua empresa?

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 quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

A responsabilidade social é um conjunto de ações desenvolvidas por empresas que procuram contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e para a preservação do meio ambiente.

Podemos dizer, também, que se trata do somatório de atitudes voluntárias das organizações que direcionam suas atividades para o bem-estar social. Assim elas conduzem seus negócios de acordo com o interesse coletivo e não somente visando lucros.

A responsabilidade social não é um mero assistencialismo! É um envolvimento prático e frequente com causas importantes e necessárias para a vida em sociedade. Essas ações não são tomadas para que a empresa obtenha benefícios materiais, já que não é um ato de filantropia com intuito de pagar menos impostos. 

Os ganhos para a empresa, no que diz respeito à responsabilidade social, são intangíveis, mas muito importantes! Continue com a gente e entenda porque as empresas devem ser socialmente responsáveis. Vamos lá?

Por que é importante uma empresa ser socialmente responsável?

São muitos os fatores que levam uma empresa a apostar na promoção da responsabilidade social, entre eles estão:

  • melhorar a imagem reputacional;

  • construir um ambiente onde impera a cooperação nos negócios;

  • aumentar a vantagem competitiva e fazer frente a um mercado cada vez mais exigente;

  • agregar valor à empresa, com mais retorno dos seus investimentos em forma de benefícios sociais e financeiros e

  • construir decisões que gerem soluções de benefícios mútuos.

As medidas de responsabilidade social adotadas visam atender às demandas da sociedade e da própria empresa, pois um ambiente de negócios com problemas e desigualdades não é favorável ao crescimento e sucesso das organizações.

Quais as vantagens das práticas de responsabilidade social?

Uma empresa socialmente engajada pode conseguir muitos benefícios para a sua imagem e, consequentemente, melhorar suas oportunidades de negócios. 

Quando uma organização tem a preocupação de produzir, empregar, descartar e vender de forma socialmente responsável, há uma melhoria na sua reputação, pois a empresa deixa de ser vista como uma companhia que visa apenas o lucro.

Nos tempos atuais, as pessoas estão cada vez mais engajadas com causas sociais. Por isso, um dos critérios levados em consideração pelos clientes, na hora de escolher onde empregar seu dinheiro, é a reputação da empresa. Por isso a responsabilidade social, em todos os setores de produção, pode trazer inúmeras vantagens.

Como ser uma empresa socialmente responsável na prática?

Com boas práticas de responsabilidade ambiental

Se sua empresa não possui orçamento para realizar grandes ações e obras de adaptação ao meio ambiente, é possível tomar medidas simples como: 

  • eliminar o uso de copos descartáveis nos bebedouros, incentivando cada funcionário a ter a sua caneca ou garrafinha; 

  • evitar a obrigatoriedade de impressões que não sejam estritamente necessárias; 

  • incentivar o consumo consciente da água; 

  • trocar as lâmpadas por modelos mais econômicos e evitar acendê-las desnecessariamente; 

  • separar o lixo reciclável e

  • fazer doações a instituições sociais.

Com atividades recreativas para a comunidade

Um tipo de ação bastante comum é aquela que promove a saúde e a cidadania para a comunidade, oferecendo serviços como aferição de pressão arterial, exames de vista e de glicose, serviços de beleza, entre outros.

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